SNET SSBG v8-01.png
005-technology.png

Mensagem da Comissão Organizadora

separador.png

   O evento que reúne o XVII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, o XI International Symposium on Tectonics e o XI Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia será realizado entre 26 e 29 de maio de 2019, no Centro de Eventos do Dall’Onder Hotéis em Bento Gonçalves - RS, com o objetivo de integrar a academia, empresas e profissionais.

   Estes simpósios são importantes encontros técnico-científicos na área das Geociências e, nesta edição, são uma realização da Sociedade Brasileira de Geologia/Núcleo RS-SC e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  O Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos (SNET) foi organizado pela primeira vez em 1987, em Salvador, por docentes da Universidade Federal da Bahia e desde então passou a ocorrer bienalmente, consolidando-se como tradicional fórum de divulgação e discussão de temas relacionados a Geologia Estrutural e Tectônica no Brasil.

   O Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia (SSBG) tem uma abordagem multidisciplinar de âmbito regional e também ocorre bienalmente. Os temas sempre buscam assuntos atualizados no cenário das Geociências da região sul do país.

   Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina existem cinco cursos de Graduação em Geologia ou Engenharia Geológica, um curso de Graduação em Geofísica, e dois cursos de Pós-Graduação em Geociências. Estão instaladas superintendências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Mineração (ANM), além de diversos Centros de Pesquisa e empresas públicas e privadas.

   Esperamos que essa seja uma excelente oportunidade de interação entre esferas acadêmicas, profissionais e estudantis para as quais os temas desses simpósios são de interesse.

  Para o sucesso desse importante evento técnico-científico, contamos com a sua participação, Geólogas, Geólogos e Geocientistas em geral, para juntos trocarmos ideias e experiências.

 

 

  Sejam bem-vindos a Bento Gonçalves, capital brasileira da uva e do vinho, mas que em 2019 também será a capital da Geologia do sul do Brasil!