SNET SSBG v8-01.png

Sessões Temáticas XVII SNET

separador.png
 O Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos (SNET) é um evento de abrangência nacional e internacional cuja temática é direcionada a Geologia Estrutural e Geotectônica
 As sessões temáticas do XVII SNET visam reunir pesquisas e pesquisadores em torno dos seguintes temas:

 

 

 

ST 1 – ANÁLISE ESTRUTURAL E MICROTECTÔNICA

Coordenação: Adilson Viana Soares Jr.(UNIFESP)

Carla Porcher (UFRGS)

 

Esta sessão procura contribuições diretamente relacionadas à análise estrutural em todas as escalas espacial e temporal, da microtectônica à tectônica de placas, tendo como tema investigações estruturais em sistemas distensivos, compressivos ou transcorrentes. Serão bem-vindos trabalhos empregando ferramentas clássicas ou abordagens inovadoras desenvolvidos por pesquisadores acadêmicos e não-acadêmicos, para compartilharem seus resultados e experiências.

 

 

ST 2 – TECTÔNICA DE CINTURÕES OROGÊNICOS E ÁREAS CRATÔNICAS

Coordenação: Ruy Paulo Philipp (UFRGS)

Maria Fátima Bitencourt (UFRGS)

 

Prezados colegas e pesquisadores, contamos com a presença de vocês na sessão temática de TECTÔNICA DE CINTURÕES OROGÊNICOS E ÁREAS CRATÔNICAS, e convidamos a todos para submeter trabalhos que apresentem dados petrológicos, estruturais, geocronológicos e de geologia isotópica abordando a evolução tectônica ou revisando o atual estágio de conhecimento dos cinturões orogênicos e dos crátons brasileiros e de outros países da América do Sul.

 

 

ST 3 – NEOTECTÔNICA E GEOMECÂNICA

Coordenação: Iata Anderson de Souza (UNESP)

Marcos Roberto Fetter Lopes (PETROBRAS)

 

Na Neotectônica o objetivo central dessa sessão é a apresentação de trabalhos que envolvam a caracterização de estruturas do Neogeno ao Quaternário, enfocando os eventos neotectônicos associados, padrões de lineamentos e fraturas/falhas neotectônicos, além da cinemática e dinâmica, aspectos sismológicos e geomorfológicos associados. Na Geomecânica espera receber contribuições sobre mecânica das rochas, propriedades reológicas, investigação dos mecanismos de propagação de falhas e fraturas, estudos do Estado de Tensões In Situ e de deformação em um dado ou ambiente geológico, Pressão de Poros, modelagem numérica da deformação, estabilidades de poços (petróleo).

 

 

ST 4 – TECTÔNICA DE BACIAS SEDIMENTARES

Coordenação:  Marco Antonio Thoaldo (PETROBRAS)

Gilmar Vital Bueno (UFF)

 

Prezados geocientistas, entre 26 e 29 de maio de 2019, ocorrerão conjuntamente no Centro de Eventos do Dall’Onder Hotél em Bento Gonçalves - RS, o XVII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, o XI International Symposium on Tectonics e o XI Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia. Temos a grata satisfação de convidar os autores a submeterem seus resumos entre 01/12/2018 e 01/03/2019, bem como manifestarem sua preferência por apresentação oral ou pôster. Estimula-se o envio de contribuições que versem sobre: estudos de subsidência; mecanismos geradores e deformadores de bacias sedimentares; análises tectono-sedimentares regionais; tectônica de bacias aplicada à prospecção de petróleo e demais bens minerais; modelagens físicas e numéricas de bacias; bem como todos aqueles tópicos que estejam relacionados ao tema - Tectônica de Bacias Sedimentares.

 

 

ST 5 – MODELAGEM ESTRUTURAL E TECTÔNICA

Coordenação: Alex Francisco Antunes (UFRN)

Monica Pequeno (PETROBRAS)

 

A quantificação dos processos geológicos está cada vez mais presente no dia-a-dia dos geólogos estruturalistas. A Modelagem Estrutural e Tectônica está em posição de destaque nesse contexto, por ser capaz não só de permitir a quantificação do desenvolvimento de estruturas geológicas, mas também por ser uma ferramenta que possibilita a validação das interpretações. O objetivo da sessão é a divulgação dos trabalhos mais recentemente desenvolvidos nas instituições de pesquisa brasileiras e internacionais envolvendo a Modelagem Estrutural e Tectônica. Serão bem-vindas contribuições que enfoquem os vários aspectos da Modelagem Estrutural e Tectônica, com aplicações a vários ambientes e contextos geológicos e escalas, a exemplo da utilização de experimentos de caixa-de-areia, da restauração e balanceamento de seções e mapas estruturais, da modelagem numérica de processos tectônicos e da reconstrução paleogeográfica. Assim, convidamos a comunidade geocientífica a abrilhantar essa sessão com a divulgação de suas mais recentes contribuições e avanços do conhecimento nesta temática.

 

 

ST 6 – GEOLOGIA ESTRUTURAL APLICADA E CONTROLE ESTRUTURAL DE DEPÓSITOS MINERAIS

Coordenação:  Viter Magalhães Pinto (UFPEL)

Juliana Charão Marques (UFRGS)

 

A Coordenação da Sessão Temática de Geologia Estrutural Aplicada e Controle Estrutural de Depósitos Minerais convida os profissionais e pesquisadores da área de Geociências para apresentação e divulgação da produção técnica e científica focada em geologia estrutural aplicada a problemas metalogenéticos em diferentes escalas. Contribuições que envolvam estudos de texturas, mecanismos de deformação, controle estrutural de minério e análise tectônica regional aplicada à exploração mineral são esperados. Adicionalmente outros tópicos relacionados ao tema ou correlatos serão bem-vindos.